A falta de lubrificação vaginal é normal, principalmente na menopausa. Porém, isso não quer dizer que mulheres mais jovens não são afetadas também. O ressecamento traz com ele muito desconforto e queimação. Além disso, muitas mulheres sentem dor durante a relação sexual. Se a vagina não estiver molhada o suficiente terá resistência ao entrar em contato com o pênis e provocará muito incômodo, o que atrapalha o prazer sexual. 

As causas do ressecamento vaginal estão ligadas a fatores físicos ou emocionais. Porém, é possível encontrar soluções práticas para tratar e diminuir os sintomas que tanto incomodam. Para ajudar você, separamos 5 dicas de como melhorar a lubrificação vaginal.

Cremes para lubrificação vaginal

Os cremes para o ressecamento vaginal são um dos tratamentos mais eficientes. Geralmente são dois tipos que mais são usados para a diminuição dos sintomas e alívio das dores: os hidratantes vaginais e os cremes com baixa dose de estradiol.

Os hidratantes vaginais ajudam na criação da camada protetora da flora vaginal, além de uma cobertura lubrificante. As duas camadas protetoras têm durabilidade de horas e até dias. Durante o tempo que o creme estiver agindo, a mulher sentirá alívio em relação ao desconforto. A vantagem é que não precisa usar nenhum tipo de hormônio e nem sofrerá qualquer tipo de efeito colateral.

Os cremes com baixa dose de estradiol devem ser aplicados direto no canal vaginal. Através do efeito do estrogênio, a lubrificação vaginal natural é estimulada. Este tipo de creme é o mais indicado pelo resultado acima do que os hidratantes que não contém nenhum tipo de hormônio.

Você também encontra cremes lubrificantes que ajudam a umedecer a vagina, mas que  são indicados apenas para o momento do sexo. O que também é interessante para não sofrer com dores durante a relação sexual, que acaba com qualquer prazer.

A aplicação dos cremes é muito simples, basta utilizar o aplicador que vem na embalagem ou usar o próprio dedo. Algumas mulheres sentem que o aplicador não distribui muito bem o creme, ou seja, o dedo pode ser a melhor opção. Então, teste e decida qual você se sente mais confortável.

Os suplementos alimentares

Alguns suplementos alimentares ajudam na lubrificação vaginal, principalmente os que são ricos em vitamina E e D. A primeira é capaz de aumentar a quantidade de sangue nas paredes da vagina, o que melhora a lubrificação. Para começar a sentir diferença é preciso aguardar, no mínimo, um mês. Além disso, o consumo precisa ser de 50 a 400 UI por dia. Já a vitamina D reduz o pH da vagina, o que diminui também o ressecamento.

Lembrando que é importante que um nutricionista indique os melhores alimentos para aumentar a lubrificação.

Gel Deslizante HotLub Beijável 25g HotFlowers - Sex shop

Como melhorar a lubrificação vaginal para sentir prazer sexual

O ressecamento na região da vagina prejudica bastante o prazer sexual. Afinal, ele faz com que as mulheres sintam dores e desconfortos que não permitem alcançar o orgasmo. Ou seja, o que era para ser prazeroso acaba sendo um incômodo. Acompanhe as três dicas que faltam para melhorar a lubrificação vaginal, mas agora voltado para o momento da relação sexual.

As preliminares precisam ser caprichadas

As preliminares costumam gerar muito prazer, ou seja, a mulher fica muito excitada. Então, dedicar um bom tempo a elas pode ser uma ótima saída para a lubrificação. Afinal, quanto mais excitada você estiver, mais lubrificada ficará. Converse com o seu parceiro para caprichar no sexo oral.

A fantasia pode ajudar a relaxar

Geralmente as coisas fluem melhor na hora da masturbação. Afinal, é o momento que você mais fantasia, pensa com quem gostaria de estar e em qual cenário. Ou seja, a imaginação flui sem problema algum. Então, você esquece aquele problema e só pensa no seu prazer. Mas você pode fazer a mesma coisa enquanto estiver com o seu parceiro. Por mais que pareça estranho, você pode sair daquele cenário original e deixar a sua imaginação rolar. Quando você fantasia, você consegue relaxar e diminuir aquela pressão pelo medo da dor.

Produtos para lubrificação vaginal

Alguns produtos específicos podem ajudar na lubrificação vaginal para melhorar na hora do sexo. O Lubrificante Love Lub Neutro é a base de água e deve ser utilizado todos os dias. Ele é semelhante à lubrificação natural, porém com mais intensidade.

O Ai Delícia Lubrificante Íntimo é para proporcionar mais prazer na relação sexual. Ele deixa a vagina lubrificada como natural. Além dele, o Aquagel Lubrificante Hot é um gel lubrificante à base de água. Ele já gera prazer e ainda ajuda na lubrificação. Para melhorar ainda mais a experiência, o Aquagel possui um aroma afrodisíaco de chocolate. Ou seja, prazer é o que não vai faltar.

Essas dicas ajudarão você a melhorar a lubrificação vaginal, mas não deixe de procurar uma ginecologista para tirar todas as suas dúvidas.

As fotos usadas neste artigo estão disponíveis via @Pexels.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.